Release da Peça



É sempre um desafio contar história para crianças, principalmente quando se trata da história de uma pessoa que representa tanto para a cultura brasileira. O projeto completo é formado por um espetáculo teatral, um mini-workshop de dramaturgia pra crianças (ao final de cada sessão) e uma exposição de livros, fotografias, documentos e vídeos de Tatiana Belinky e Julio Gouveia na TV, rádio, imprensa escrita e no teatro com o grupo TESP fundado pelo casal.
Em Um Punhado de Letras Para Enfeitar os Cabelos de Tati” , iremos contar de maneira lúdica um pouco da história de Tatiana Belinky, que dispensa qualquer apresentação, pois há quase setenta anos ininterruptos se dedica a criar para todos os públicos, mas principalmente para crianças e jovens.
Através das suas adaptações de textos clássicos para o teatro e a televisão, suas traduções, críticas, artigos para a imprensa e seus mais de cem livros, embalou os sonhos e fantasias de muitas gerações.
Hoje, com quase 93 anos de idade (a serem completos em 18 de março deste ano) Tatiana Belinky costuma dizer que não tem uma carreira, mas “uma trajetória cheia de aventuras”. Aventuras que começaram quando ela era ainda muito pequena na Rússia, sua terra natal, e que continuam até os dias de hoje. Chegou ao Brasil em 29 de setembro de 1929, aos dez anos de idade, e de lá pra cá, além de publicar muitos livros, fez muitos fãs e amigos.  




Estreia dia 18 de março de 2012


O Espetáculo
Um Punhado de Letras para Enfeitar os Cabelos de Tati é um espetáculo destinado ao público infantil, mas que  irá emocionar pessoas de todas as idades.Terá em sua concepção cênica: figurinos, cenários e adereços que irão  retratar várias épocas, desde 1929 até os dias atuais. Viajará através do tempo, contando não só a história de Tatiana Belinky, mas a história da programação infantil da televisão e do teatro brasileiro, que tiveram como precursores  da qualidade a companhia teatral TESP – Teatro Escola São Paulo, fundada por  Tatiana e seu marido Júlio Gouveia.
Mostrará também a importância da literatura na vida de qualquer ser humano, mas principalmente das crianças.
O livro, que esteve sempre presente na vida de nossa homenageada, será exaltado e terá papel de destaque nesta montagem. Outro elemento que irá abrilhantar a montagem é a presença de vários personagens da literatura infantil, como:  Peter Pan, Wendy, Sininho, Capitão Gancho e, como não poderia deixar de estarem presentes, os personagens do Síto do Picapau Amarelo: Pedrinho, Narizinho, Visconde e, como narradora principal, a boneca Emília,  já que diversas vezes Tatiana Belinky declarou seu amor e admiração por esta personagem de seu autor preferido Monteiro Lobato. Será  trama fictícia. Não se trata de uma biografia, mas sim, de uma obra de ficção cheia aventuras e recheada  de informações e curiosidades. 



Sinopse
Inspirado na vida e obra de Tatiana Belinky, esse espetáculo conta a história de Tati, uma menina de dez anos de idade que se vê “transplantada” da Rússia (sua pátria) para o Brasil. A partir daí ela transforma sua vida em uma “trajetória cheia de aventuras”, interagindo com personagens da literatura infantil.
Na trama, ela conta com um livro gigante  que funciona como um portal para o mundo da fantasia, então ela viaja através do tempo e do imaginário e passa a contar com Peter Pan, Wendy, Sininho, Capitão Gancho, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e a boneca Emília para solucionar seus conflitos.



Objetivos
Contar a história de Tatiana Belinky de maneira lúdica e através dela incentivar o hábito de leitura.
Atingir públicos variados, através de apresentações aos finais de semana e também durante a semana para escolas públicas e particulares.
Servir como fonte de diversão, espelho e reflexão sobre a importância do livro para a formação intelectual e aprendizado para lidar com os conflitos comuns da criança.
Enfim, realizar um espetáculo de impacto cultural relevante.



Biografia de Tatiana Belinky
Nasceu em São Petersburgo (Rússia) no dia 18 de março de 1919. Chegou com a família ao Brasil aos dez anos de idade, fugindo das guerras civis que assolavam a então União Soviética. Nesta altura, Tatiana já falava russo, alemão e letão.
Aos dezoito anos, após concluir um curso preparatório, começou a trabalhar como secretária-correspondente bilíngüe, nos idiomas português e inglês. Aos vinte, ingressou no curso de Filosofia da Faculdade São Bento, mas abandonou-o em seguida, quando casou-se com o médico e educador Júlio Gouveia. O casal tem dois filhos.
No ano de 1948, começa a trabalhar em adaptações, traduções e criações de peças infantis para a prefeitura de São Paulo em parceria com o marido. Em 1952 encenam "Os Três Ursos" em pedido da TV Tupi, que atinge grande sucesso. O êxito deste trabalho foi definitivo para a carreira da escritora iniciante: o casal é convidado a ter um programa fixo na emissora. Dentro da casa, Tatiana e Júlio fazem a primeira adaptação de o "Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato. O trabalho do casal na Tupi seguiria até 1966. Neste ínterim, Tatiana Belinky recebe seus primeiros prêmios como escritora, além de tornar-se presidente da CET (Comissão Estadual de Teatro de São Paulo).
Em 1972, passa a trabalhar na TV Cultura e em grandes jornais do estado de São Paulo, como a Folha de São Paulo, o Jornal da Tarde e O Estado de São Paulo, escrevendo artigos, crônicas e crítica de literatura infantil.
Finalmente, em 1985, Tatiana Belinky desponta como escritora de livros, colaborando em uma série infanto-juvenil. Em 1987 publica o primeiro livro: "Limeriques", pela editora FTD, baseando-se nos limericks irlandeses. A partir desta publicação, Tatiana passa a trabalhar fervorosamente sobre novas criações, chegando a escrever mais de cem obras. Suas publicações são acompanhadas por vários prêmios literários, entre eles o célebre Prêmio Jabuti, recebido em 1989.
De sua vasta obra, destacam-se "Coral dos Bichos", "Limeriques", "O Grande Rabanete", "Di-versos russos", "Limerique das Coisas Boas", entre outros.
Nestes últimos anos, Tatiana Belinky tem também publicado livros de crônicase memórias.



Informações

A peça Um Punhado de Letras para Enfeitar os Cabelos de Tati estreia dia 18 de março no Teatro Paulinas. Quer saber mais?

Teatro Paulinas fica na Rua Dona Inácia Uchoa, número 62, altura do número 2670 da Rua Vergueiro, próximo ao metrô Vila Mariana. O telefone do local é o (11)2125-3500.  Ele dispõe de 320 lugares, estacionamento próprio e total acessibilidade. 

Temporada: Sábados e Domingos às 16h 


Preços:
 R$ 30 (inteira) 
R$ 15 (meia)
Entrada franca para criança até dez anos que doar um agasalho.


Projeto Escola:
 (11) 3232-1766 ou (11)8555-2594

Fotos:
 http://img36.imageshack.us/slideshow/webplayer.php?id=img1823bf.jpg




Rony Guilherme
Autor e Diretor do espetáculo
Registro Profissional D.R.T. 7852
Atualmente desenvolve na cidade do Rio de Janeiro um projeto teatral musical, inspirado na obra de Renato Russo.
Atuou na Cia. de Reginaldo Faria, participando de todo o processo de captação e produção do espetáculo “Dia dos Namorados. Na mesma Cia. Dirigiu, na cidade do Rio de Janeiro, os espetáculos “Em nome do Filho”, texto de Reginaldo Faria e “A Ovelha Negra”, de sua própria autoria.
Como ator participou em dezenas de espetáculos, dentre eles: “Sonho Americano”, “Shakespeare Apaixonado pra Cachorro”, “Um certo Machão”. “Libertinagem num Luau em Pasárgada”, “Moscas Mortas num Copo de Conhaque”, “Alguma Poesia nos Retratos da Juventude”, “Memórias de um Sargento de Milícias”, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “Simon”, “Capitães da Areia”, “O Retrato de Drummond” e “Dias Contados”.
Sua dramaturgia se destacou diversas vezes em montagens de seus textos e adaptações, entre eles: “O Retrato de Drummond”, “Paixões e Conflitos da Adolescência”, “João e o Pé de Feijão”, “Os Três Porquinhos e o Lobo Trapalhão”, “Peter Pan em uma Aventura no Circo”, “Lira dos Vinte Anos” e “Memórias de um Sargento de Milícias”.
Trabalhou com grandes nomes do cenário artístico brasileiro e na televisão participou de vários filmes publicitários e das novelas “Sangue do meu Sangue” e “Razão de Viver” (SBT).
Foi indicado aos prêmios: Prêmio APETESP - Ator Coadjuvante, 1990 e Revelação em Dramaturgia, 1990; Prêmio HEAVEN-UP - Destaque do Teatro Infantil, 1990; Prêmio APETESP – Revelação em Iluminação ao lado de Neuza Maria Faro:Trilha Sonora,1996 (com Joffre Soares); Música Composta, 1996 (com Joffre Soares) e, ainda em 1996, Melhor Dramaturgia Teatro Adulto, concorrendo com Miguel Falabela, Mauro Rasi, Alcides Nogueira e Chico de Assis.





A Produtora
A Cia. teatral Estúdio Mágico Produções  é responsável por dezenas de sucessos nas áreas de teatro, dança, música, vídeo, shows e eventos em geral.  Dentre esses, vários sucessos se destacam: “Em Nome do Filho” , texto de Reginaldo Faria, “Passarim”, com músicas de Tom Jobim, “Shakespeare Apaixonado pra Cachorro”, “Mensageiros de Belém”, “Dom Casmurro, o julgamento”“Capitães da Areia”,  “Sonho Americano”, “João e o Pé de Feijão”, “Espumas Flutuantes”, “Balada para uma Ovelha Negra”, “Libertinagem num Luau em Pasárgada”, “O Mundo Mágico de Óz”.  “O anjo nu - a trajetória de um campeão” (Longa metragem), “Alguma Poesia Nos Retratos da Juventude”, “Contos De Fadas”, “Memórias de um Sargento de Milícias”, “Os Três Porquinhos e o Lobo Trapalhão”, “O Início, o meio e a Lua”,  “Peter Pan em uma Aventura no Circo”, “O Retrato de Drummond”, “Concerto de Papo Furado” (show de humor),  entre outros.



Atores Convidados
Ao longo desses anos, a Companhia teve a honra de contar com convidados especiais em suas montagens.  Dentre eles, se destacam: Reginaldo Faria,  Paloma Duarte, Abrahão, Farc, Flávia Rubin, Silvana Teixeira, Marcelo Picchi, Thiago Picchi, Rachel Nunes, Flávio Guarnieri, João Elias, Neusa Maria Faro, Dennis Derkian, Anna de Holanda (Atual Ministra da Cultura) e Joffre Soares, que foi um dos fundadores da Companhia.

Prêmios e indicações da Estúdio Mágico 
Ao longo da nossa existência, tivemos nosso trabalho reconhecido pelo público e imprensa especializada, o que nos rendeu a indicação à alguns prêmios dos quais destacam-se:
Prêmio Sharp – Ator, 1990 (Joffre Soares) Conquistado
Prêmio A.P.C.A. – Diretor T. Infantil, 1992 (Rony Guilherme) Conquistado
Heaven-up Destaque T. Infantil, 1991 (Rony Guilherme) Conquistado
Prêmio APETESP - Ator Coadjuvante, 1990 (Rony Guilherme)
Prêmio APETESP - Música Composta, 1990 (Ari Moreira)
Prêmio APETESP – Coreografia, 1990 (Antonio Veloso)
Prêmio APETESP - Produção Executiva, 1990 (Ari Moreira)
Prêmio APETESP - Revelação em Dramaturgia. 1990 (Rony Guilherme)
Prêmio APETESP – Coreografia, 1991 (Ednaldo Eiras)
Prêmio APETESP – Revel.Iluminação.1993 (Neusa Maria Faro e Rony Guilherme)
Prêmio APETESP – Atriz Coadjuvante, 1993 (Anna de Hollanda)
Prêmio APETESP – Música composta, 1993 (Gilda Vandembrande)
Prêmio MAMBEMBE – Ator, 1993 (Flávio Guarnieri)
Prêmio APETESP - Atriz Coadjuvante, 1995 (Cida Leão)
Prêmio APETESP – Dramaturgia, 1996 (Rony Guilherme)
Prêmio APETESP – T. Sonora, 1996 (Joffre Soares e Rony Guilherme)
Prêmio APETESP - Música Composta. 1996 (Joffre Soares e Rony Guilherme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário